Um novo bebê traz alegrias e desafios para uma família. Você está animada, mas também pode estar nervosa sobre como seus filhos mais velhos vão reagir ao recém-nascido.
Todos os tipos de perguntas surgem: Como devemos dizer a nossos filhos mais velhos que eles vão ter um irmãozinho ou irmãzinha? Eles ficarão com ciúmes do novo bebê? Como podemos ajudá-los a conviver?
Crianças de diferentes idades reagirão de maneira diferente a um novo bebê.
Saber o que esperar de cada faixa etária tornará mais fácil lidar com as mudanças em sua família.
Crianças – idades de 1 a 2 anos
As crianças desta idade não entenderão muito sobre o que significa ter um novo irmão ou irmã. No entanto, deixe seu filho ouvir você falar sobre o “novo bebê” e sinta sua empolgação. Ele pode não entender por que você está animada, mas sua atitude vai passar para ele, e ele vai se sentir animado também.
- Lembre-se de que você pode não ser capaz de satisfazer as necessidades dos dois filhos o tempo todo e isso é completamente normal.
- Tente ter um tempo de qualidade com cada filho: amamente em um lugar calmo seu recém-nascido, mas também brinque com seu filho maior, enquanto o outro bebê dorme.
- Conte sempre com a ajuda do seu parceiro, parceira e os integrantes da sua rede de apoio!
- Leia livros sobre um novo bebê para seu filho mais velho. No mínimo, ele se familiarizará com palavras como “irmã”, “irmão” e “novo bebê”.
- Quando o novo bebê chegar, tente fazer algo especial por seu filho mais velho. Tranquilize-o dizendo que ele ainda é amado. Algumas ideias incluem dar a ela um presente especial, deixá-la passar algum tempo sozinha com o pai, a avó ou outro adulto especial, ou levá-la a um lugar especial.
Pré-escolares – idades de 2 a 4 anos
Nessa idade, seu filho ainda é muito apegado a você e ainda não entende como compartilhá-lo com outras pessoas. Seu filho também pode ser muito sensível a mudanças e pode se sentir ameaçado pela ideia de um novo membro da família. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a tornar seu filho em idade pré-escolar um irmão ou irmã mais velho.
- Espere um pouco antes de contar ao seu pré-escolar sobre o bebê. Explique isso a seu filho quando você começar a comprar móveis de berçário ou roupas de bebê ou se ele começar a perguntar sobre a “barriga” crescendo da mãe. Livros ilustrados para crianças em idade pré-escolar podem ser muito úteis. Tente contar ao seu filho antes que ele ouça sobre o novo bebê por outra pessoa.
- Seja honesto. Explique que o bebê será fofo e fofinho, mas também chorará e tomará muito do seu tempo e atenção. Além disso, certifique-se de que seu filho mais velho saiba que pode demorar um pouco até que ele possa brincar com o novo bebê. Tranquilize seu filho que você o amará tanto depois que o bebê nascer quanto agora.
- Envolva seu filho em idade pré-escolar no planejamento do bebê. Isso o deixará menos ciumento. Deixe-o comprar itens para bebês com você. Mostre a ele suas próprias fotos de bebês. Se você for usar algumas das coisas antigas do bebê, deixe-o brincar um pouco com elas antes de prepará-las para o novo bebê. Compre uma boneca para seu filho (menino ou menina) para que ele cuide do “seu” bebê.
- Acerte o tempo de mudanças importantes na rotina de seu filho. Não faça grandes mudanças junto com a chegada do irmão mais novo, como trocar de escola, desfralde ou retirar a chupeta. Se isso não for possível, adie-os para depois que o bebê estiver instalado em casa.
- Espere que seu filho regrida um pouco. Por exemplo, seu filho treinado para ir ao banheiro pode de repente começar a ter “acidentes” ou pode querer tomar uma mamadeira. Isso é normal e é a maneira do seu filho mais velho se certificar de que ainda tem o seu amor e atenção. Em vez de dizer a ele para agir de acordo com sua idade, deixe-o receber a atenção de que precisa. Elogie-o quando ele agir como um adulto.
- Prepare seu filho para quando estiver no hospital. Ele pode ficar confuso quando você sair para o hospital. Explique que você estará de volta com o novo bebê em alguns dias.
- Reserve um tempo especial para seu filho mais velho. Leia, jogue, ouça música ou simplesmente converse. Mostre a ele que você o ama e quer fazer coisas com ele. Além disso, faça com que ele se sinta parte das coisas, tendo-o aninhado ao seu lado quando você alimentar o bebê.
- Peça à família e aos amigos para passarem algum tempo com seu filho mais velho quando vierem ver o novo bebê. Isso o ajudará a se sentir especial e não ficará de fora de toda a emoção. Eles também podem dar a ele um pequeno presente quando trazem presentes para o bebê.
- Lembre-se da rede de apoio!
Crianças em idade escolar – a partir de 5 anos
Crianças com mais de 5 anos podem se ressentir da atenção que o novo bebê recebe, mas conseguem entender melhor a situação. Para preparar seu filho em idade escolar para um novo bebê:
- Diga a seu filho o que está acontecendo em uma linguagem que ele possa entender. Explique o que significa ter um novo bebê e quais mudanças podem afetá-lo – tanto as boas como as não tão boas.
- Peça ao seu filho mais velho para ajudar a preparar as coisas para o novo bebê, arrumando o quarto do bebê, escolhendo roupas ou comprando fraldas.
- Se possível, leve seu filho mais velho ao hospital logo após o nascimento do bebê, para que ele se sinta parte de uma família em crescimento.
- Sempre elogie seu filho quando ele for gentil e amoroso com o bebê, mas não dê funções para ele cuidar do irão mais novo, ele ainda é uma criança também. Mas se ele quiser participar dos cuidados com o bebê agradeça, aceite e elogie.
- Não negligencie as necessidades e atividades de seu filho mais velho. Deixe-o saber o quanto você o ama. Faça um esforço para passar algum tempo a sós com ele todos os dias; use isso como uma chance de lembrá-lo de como ele é especial.
Comentários
Comentários