Amplamente discutido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o assunto “consumo de sucos na infância” ganhou uma nova diretriz internacional, que será publicada oficialmente pela Academia Americana de Pediatria (AAP) em junho deste ano. A AAP oficialmente recomenda o consumo de sucos somente a partir do primeiro ano de vida. A ingestão deve ser limitada, no máximo, a 120 ml diários para crianças de 1 a 3 anos de idade, a 180 ml para crianças de 4 a 6 anos de idade e a 240 ml dos 7 aos 18 anos. A ingestão diária recomendada de frutas in natura se mantém de 2 a 2 ½ porções por dia.
O alto teor de carboidratos nos sucos contribui para o consumo aumentado de calorias, aumentando o risco de cáries dentárias na infância, além de contribuir para o desenvolvimento de diabetes no futuro. Além disso, o baixo teor de proteína e fibra nos sucos pode predispor a um inapropriado ganho de peso (tanto sobrepeso como desnutrição), além de gerar sintomas como diarreia, dores de barriga e flatulência. Se a criança apresentar um quadro viral com diarréia, a dieta deve ser mantida e os sucos não devem substituir as soluções com eletrólitos (soro de reidratação oral) ou a água.
Segue abaixo as principais orientações da Academia Americana de Pediatria:
• O aleitamento materno deve ser feito de forma exclusiva até os 6 meses de idade. As fórmulas infantis podem ser oferecidas para os bebês cujas mães não puderam amamentar.
• O leite humano ou fórmula infantil é suficiente para crianças abaixo de um ano. Assim como leites desnatados ou com baixo teor de gordura e a água são suficientes para crianças mais velhas.
• Não se deve oferecer sucos de frutas antes de 1 ano de idade.
• A partir de 6 meses de idade, a fruta deve ser iniciada de forma in natura, amassada ou na forma de papa.
• A ingestão diária ideal recomendada de frutas in natura é de 2 a 2 ½ porções por dia.
• Para crianças de 2 a 3 anos, não deve ser dado suco em garrafas ou copos de treinamento, que podem ser transportados facilmente, aumentando o consumo ao longo do dia. E não deve ser oferecido suco na hora de dormir.
• As crianças devem ser incentivadas a comer frutas in natura e educadas sobre os benefícios que elas oferecem em comparação com o suco.
• Sucos naturais são sempre a melhor opção. O consumo de sucos não-pasteurizados deve ser fortemente desencorajado para crianças de todas as idades.
Em qualquer caso de dúvida, sempre consulte seu pediatra. Ele é sempre a melhor opção para lhe informar sobre as questões relacionadas ao seu filho.
Referência:
Fruit Juice in Infants, Children, and Adolescents: Current Recommendations
Melvin B. Heyman, Steven A. Abrams, SECTION ON GASTROENTEROLOGY, HEPATOLOGY, AND NUTRITION and COMMITTEE ON NUTRITION
Pediatrics; originally published online May 22, 2017; DOI: 10.1542/peds.2017-0967