Caso de Coronavírus confirmado no Brasil.

Nesse dia 26 de Fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus em São Paulo em um paciente que havia viajado recentemente para Itália, região da Lombardia, e que deu entrada no dia 24 no Hospital Israelita Albert Einstein, com suspeita da doença.

Ao confirmar o primeiro caso no país, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que já era esperada a circulação do vírus, mas que, diferente dos demais países com transmissão, o Brasil ainda não está no inverno – período em que há maior risco de contágio. 

O ministro garantiu, ainda, que “a população brasileira terá todas as informações necessárias para que cada um tome suas precauções, que são cuidados com a higiene e etiqueta respiratória, como lavar as mãos e o rosto com água e sabão. Este é um hábito importante e higiênico para evitar não só doenças respiratórias como outras doenças de circuito oral”.

Segundo o Ministério da Saúde, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde.

O Hospital Israelita Albert Einstein, divulgou também uma nota oficial à imprensa imediatamente após a notificação da confirmação do contágio pelo novo Covid-19, esclarecendo sobre o ocorrido e sobre as precauções tomadas para preservar a segurança de seus pacientes, assim como seus esforços e preparo para tal situação.

 

Nota à imprensa

São Paulo, fevereiro de 2020- O Hospital Israelita Albert Einstein informa que recebeu na noite do dia 24 de fevereiro, na Unidade Morumbi, em São Paulo, um paciente com sintomas semelhantes aos do Covid-19, sendo confirmada a infecção viral pelo novo coronavírus após a realização do teste PCR em tempo real. Na manhã do dia 25 de fevereiro o caso foi notificado à Vigilância Epidemiológica do de São Paulo.

A equipe assistencial do Pronto Atendimento seguiu com rigor todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA), para oferecer o atendimento apropriado e garantir a segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos.

O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele.

Desde o início da epidemia mundial, o Hospital Israelita Albert Einstein mantém uma agenda ativa de monitoramento do avanço de novos casos e evolução do cenário mundial. O Hospital, que conta com os mais avançados recursos diagnósticos e assistenciais para os atendimentos que se fizerem necessários, inclusive os mais graves, vem atuando no treinamento intensivo de seus colaboradores com o objetivo de assegurar a oferta de atendimento adequado, bem como a segurança de pacientes, familiares e funcionários.

O Hospital Israelita Albert Einstein reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes da instituição e manter a excelência nos atendimentos de qualquer natureza.”

É importante ressaltar que pacientes com os sintomas da doença procurem o serviço de saúde mais próximo imediatamente caso apresentem febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados a histórico de viagem em área com circulação do vírus ou contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado.

A Sociedade Americana de Pediatria, juntamente do CDC-EUA também tem divulgado frequentemente conteúdos sobre a prevenção do contágio pelo Covid-19. Saiba mais sobre clicando aqui: “Novo Coronavírus

Comentários

Comentários